Seleção de bolsistas para projeto de pesquisa

01/09/2022 17:40

A professora Dra. Ione Jayce Ceola Schneider, no uso de suas atribuições, conforme disposto nos editais PIBIC 2022/2023 e PIBIC-Af 2022/2023 torna pública a abertura das inscrições para selecionar 2 (dois) alunos de graduação que irão desenvolver atividades de extensão no âmbito do Projeto Vulnerabilidades em Saúde de Usuários do Centro de Atenção Psicossocial do Município De Araranguá-SC.

Interessados devem mandar e-mail para o labepi.ara@contato.ufsc.br até o dia 06/09/2022 com: histórico escolar, Currículo Lattes e Memorial Descritivo (carta de intenção) relatando suas principais experiências e motivações para participar do projeto, com no máximo, 2 páginas. Serão selecionados até 8 acadêmicos para realizar a entrevista no dia 08/09/2022.

Uma das bolsas é destinada aos estudantes cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa e/ou fazem parte de algum dos grupos a seguir, quais sejam: 1. Negros; 2. Indígenas; 3. Quilombolas; 4. Pessoas com deficiência; 5. Pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros – binárias ou não), Portaria 59/CUn/2015; 6. Alunas mães com filhos de 0 a 6 anos. Para concorrer especificamente a essa bolsa, deve enviar junto aos documentos solicitados até 06/09, a declaração de vínculo a um programa de ações afirmativas, conforme descrito no edital PIBIC-Af 2022/2023:

6.2.3.: Comprovar vínculo a um programa de ações afirmativas no ingresso no Ensino Superior (conforme Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 13.409/2016 e regulamentada na UFSC pela Resolução Normativa n° 52/CUn/2015, de 16 de junho de 2015, alterada pela Resolução Normativa n° 101/CUn/2017, pela Resolução Normativa no 109/CUn/2017 e pela Resolução Normativa n° 131/CUn/2019 e/ou fazer parte de algum dos grupos a seguir, quais sejam: 1. Negros; 2. Indígenas; 3. Quilombolas; 4. Pessoas com deficiência; 5. Pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros – binárias ou não), Portaria 59/CUn/2015; 6. Alunas mães com filhos de 0 a 6 anos.

Dentre os pré-requisitos do bolsista, destaca-se:
6.2.6. Possuir conta corrente própria e ativa no Banco do Brasil no momento da assinatura e envio do Termo de Outorga. É permitida “Conta Fácil”, criada pelo aplicativo do banco. Contas bancárias conjuntas, contas poupança ou contas em outros bancos não serão aceitas e impossibilitam o pagamento.
6.2.8. Não possuir, durante a vigência da bolsa (vide item 3), vínculo empregatício ou bolsa de outro programa de Iniciação Científica e/ou Tecnológica, monitoria ou extensão. 6.2.9. Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedado o acúmulo desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres.
6.2.10. Não é considerado acúmulo a manutenção simultânea de bolsa deste edital com bolsas concedidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou pelo Ministério da Educação (MEC), quando estas possuírem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência, finalidades distintas de iniciação científica.
6.2.12. Ter bom desempenho acadêmico. Com exceção dos estudantes em primeira fase, ainda sem IAA, não poderá ser indicado como(a) bolsista estudante com IAA inferior a 6,0.